2009-04-24

Tanto Mar... um Velho Cravo... e um FADO TROPICAL!

Tanto Mar... e um País onde hoje muitos dos sonhos continuam por concretizar. Nada como recordar o 25 de Abril de 1974 com Chico Buarque. CUMPRIREMOS O IDEAL?


«A noite é para mim» de Soraya

«A noite é para mim», canção cantada por Soraya, serve de excelente exemplo para perceber como se criam as ilusões num videoclip. Entre o que vêmos como produto final e a realidade da gravação vai uma grande distância. Compare os dois videos.

O Produto Final



A filmagem sobre a fabricação do produto final

Tres 14

A TVE tem um excelente programa de divulgação científica cujos videos podem ser visionados aqui. Recentemente fui alertado por um colega espanhol sobre um interessante programa dedicado ao dinheiro, às crises económicas e outras curiosidades sobre a psicologia do consumo.

Para quem pretenda saber o que acontece nos mercados financeiros, veja a entrevista ao físico Josep Perelló da Universidade de Barcelona, nesta edição do progama Tres 14.

Um excerto interessante do programa está neste video:


2009-04-17

E por que hoje estou "numa de cultura"...

E por que hoje estou "numa de cultura"... merece especial referencia de visita o excelente blog de Paco Nadal. Não deixe de o visitar.

O manuscrito do Romance «Madame Bovary» de Flaubert

Gustav Flaubert não é propriamente um dos autores da minha preferência. Contudo, nas minhas viagens pela Internet encontrei a possibilidade de ver o manuscrito digitalizado. Experimente clicar em cima do texto em letra de imprensa do romance e terá a agradável surpresa de chegar ao manuscrito digitalizado. Ainda mais interessante é a possibilidade de verificar as alterações efectuadas pelo escritor (em letra de imprensa) ao longo da escrita do romance até à sua versão final.


Sem dúvida, a Internet abre novas portas e horizontes a quem procura a cultura e o conhecimento pelo sublime prazer de aprender.
Nota: A imagem que aqui apresento, correspondente à primeira página do manuscrito, foi retirada por simples click e "guardar a imagem como" no local de visualização da obra de Flaubert.

Comboios de Alta Velocidade nos EUA

Recente notícia publicada no El País dá conta que Obama quer rede de alta velocidade nos Estados Unidos da América. O interessante da notícia está na referência de Obama à linha de alta velocidade existente entre Madrid e Sevilha. Um caso de sucesso ignorado por quem se opõe ao projecto da Alta Velocidade em Portugal.