2007-04-24

O 25 de Abril e a Marselhesa

Estamos em época de comemoração do 25 de Abril. Tempo de festa e de muito significado para quem o viveu em 1974. Este ano, vem ao Barreiro o Pedro Abrunhosa. Um "puto" dois anos mais velho do que eu, que tem tido muito sucesso no meio musical. Não certamente o sucesso musical do Claude-Joseph Rouget de Lisle, mas sucesso suficiente para ser o cabeça de cartaz das festas promovidas pela Câmara Municipal do Barreiro.

Sem desprimor para o Pedro Abrunhosa, prefiro evocar aqui Claude-Joseph Rouget de Lisle. Com a devida vénia, Lisle (1760-1836) foi de alguma forma responsável pelo meu despertar para a política e para os direitos de cidadania, ao escrever uma das canções que ainda hoje muito me emociona: La Marseillaise (A Marselhesa).
Entre os meus conhecidos, conforme venho verificando, são poucos os que sabem que a Marselhesa foi escrita na noite de 25 de Abril para 26 de Abril de 1792.
Pois é! A velhinha Marselhesa faz este ano 215 anos de vida, continua viva e de boa saúde na mente de quem é republicano e se guia pela divisa " Liberté, Egalité, Fraternité ".
Neste 25 de Abril, viva a liberdade:
«Liberté, Liberté chérie
Combats avec tes défenseurs
Combats avec tes défenseurs
Sous nos drapeaux, que la victoire
Accoure à tes mâles accents
Que tes ennemis expirants
Voient ton triomphe et nous, notre gloire »

Sem comentários: