2009-05-01

O Socialismo Pragmático de António Sérgio

Passeia-se o PM por quintas, herdades alentejanas, dá um pulinho à Ovibeja e bota discurso televisivo em que evoca os heróis nacionais.
Sobre cooperativismo e concepções socialistas de combate à crise, da actual nomenclatura no poder não vem nem uma palavra. Heróis como António Sérgio ou Antero de Quental são votados ao mais puro dos esquecimentos, quiça metidos numa qualquer gaveta, onde alguns teimam em meter o socialismo quando governam.
Já não há Antónios Sérgios que façam alocuções aos Socialistas nos tradicionais banquetes do Primeiro de Maio.
São "bonitos" e telegráficos os discursos televisivos de alguns membros da nomenclatura Socialista (neoliberal), mas falta-lhes a essência e o pragmatismo que se encontra nas palavras de Sérgio:
«Por mim, ofereceria os princípios das concepções socialistas já em troco miudinho, já bem concretizados em soluções concretas, relativas ao abastecimento do pão e da carne, da manteiga e do leite, do vestuário e da casa; concernentes ao tratamento da doença e no parto, ao subsídio na invalidez e à protecção na velhice (...)» in Alocução aos Socialistas, 1947

2 comentários:

Anti PS Neoliberal disse...

Brás dos Santos

Como quer que os actuais dirigentes do PS falem de Sérgio ou de Quental quando não falam em figuras recentes do Partido, que vão sendo votadas ao esquecimento como tivessem lepra ou outra doença peçonhenta, quando passou em claro o dia 19 de Abril, por este motivo interpelei um membro jovem deste PS que argumentou algo do tipo "isso tem algum interesse? não sou muito dado a actos comemorativos" passei-me dos carretos e mandei-o para o c------, como vê estes neoliberais não respeitam a história do partido, só pensam nos proveitos eleitorais que podem tirar, ai esse mesmo jovem virá ter comigo e com algumas palmadinhas nas costas quererá convencer-me a votar no Partido onde nas ultimas eleições já não votei.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Caro Anti PS Neoliberal,

A questão não está em falarem do Sérgio ou do Antero. Está em esquecerem as concepções socialistas do Antero e do Sérgio como meios de combate à crise. Está em ignorarem o Cooperativismo e as Federações Cooperativas.

A título de desabafo, já nem me admira que as actuais Federações do PS, como a FAUL, passem um deste dias a chamar-se UNP's. Teriamos assim a UNPAUL - Unidade de Negócio Político da Área Urbana de Lisboa.