A televisão avariou... parece que sai mais económico comprar uma nova, uma vez que o preço da peça a substituir custa 50% do preço de uma TV nova. O mesmo ocorre com a máquina de lavar roupa, de lavar loiça e demais electrodomésticos. Os preços das reparações dirigem o consumidor para o impulso desejado pelos fabricantes: A COMPRA DE UM NOVO PRODUTO.
Mas de todos os sectores industriais, aquele que aparantemente pode ser considerado como o mais lesivo para o "rico" consumidor e para o meio ambiente é o sector automóvel. Parte-se um simples cabo de aço (custo não superior a 5 euros) do sistema de elevação de um dos vidros eléctricos e terá de comprar o sistema todo (o chamado "kit") no módico valor de 130 euros. Substitui tudo. O material avariado e o material em bom estado. Rompe-se um simples tubo de borracha (custo de fábrica não superior a 0,35 euros) e vendem-lhe um "kit" completo pela módica quantia de 80 euros.
Sobre esta crise, poucos escrevem ou falam. No entretanto, estas técnicas de venda continuam a ser alegremente ensinadas pelas universidades de todo o Mundo. Por muito que se escreva e se afirme a necessidade das empresas terem uma política de responsabilidade social e de respeito pela natureza, a verdade é que os lucros - medidos em euros, dólares ou libras - falam mais alto.
Assim vamos, de lucro em lucro até à destruição total do eco-sistema.
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