2009-02-19

Mais contradições da Sra. Licenciada Dona Ferreira Leite

A líder do PPD/PSD não deixa de surpreender-me nas suas já usuais contradições. Agora defende quotas para as PME nas compras e contratações públicas! Um destes dias ainda me surpreende com uma conferência de imprensa em que defende nacionalizações de empresas e reitera que o PPD/PSD sempre considerou e defendeu que a «Liberdade, igualdade e solidariedade são os grandes ideais do socialismo e realizam-se na democracia» e que «não há verdadeira democracia sem socialismo, nem socialismo autêntico sem democracia.» (onde terei eu já lido isto?!).

As contradições da Sra. Licenciada Dona Ferreira Leite tornam-se ainda mais evidentes para quem acompanhe a actualidade política do Partido Popular Espanhol liderado por Don Mariano Rajoy Brey. Mudamos para o outro lado da fronteira e é caso para perguntar - O que irmana estes dois partidos no que concerne ao combate à crise?

Nem de propósito, assisti recentemente a uma entrevista ao candidato pelo PP às eleições Bascas. Entrevista com perguntas difíceis. Entre muitas perguntou a entrevistadora da TVE a António Basagoiti Pastor sobre a sua posição política objectiva quanto ao investimento público na ligação ferroviária das três principais cidades do País Basco a Madrid pelo famoso TGV (AVE em Espanha). Don Basagoiti Pastor considerou, sem hesitações e com fundamentos políticos sólidos, que o investimento de vital importância para o País Basco, já Dona Ferreira Leite... tem a posição que todos nós sabemos. Lá é vital para a Economia, cá é megolomania. Lá há o Museu Guggenheim, cá preferimos considerar tais projectos ao nível de Elefante Branco.

Claramente, o Partido Popular Espanhol não é o partido político espanhol da minha preferência, mas consegue convencer-me melhor em termos de coerência do que o PPD / PSD. Além disso, apresenta agradáveis surpresas de liderança política como é o caso de Don António Basagoiti Pastor. Infelizmente, para mal da democracia portuguesa e do futuro de Portugal, Basagoiti Pastor faz política do outro lado da fronteira. Algumas das suas propostas para combater a crise no âmbito do País Basco são de interessante análise quanto ao seu potencial impacto na economia e na recuperação do emprego.

Para não escreverem que eu sou "mauzinho" em relação aos meus adversários do PPD/PSD e à Sra. Licenciada Dona Ferreira Leite, deixo aqui de prenda para leitura atenta o «Programa do Partido Popular às eleições Bascas - 2009».

1 comentário: