2004-12-30

Patrocinar o que é verdadeiramente Importante!

Ao longo dos últimos dias assisti a um verdadeiro "bombardeamento" de programas televisivos patrocinados pela Biblioteca do Conhecimento Online (B-On). Certamente o elevado padrão de conhecimento científico proporcionado por alguns desses programas é motivo mais do que suficiente para justificar o dito patrocínio e associar a B-On a tais conteúdos.

Está assim de parabéns a UMIC - Unidade de Missão Inovação e Conhecimento por permitir que os Portugueses usufruam do elevado conhecimento proporcionado por distintos programas científicos como o programa «Levanta-te e ri», na SIC, através do seu patrocínio.

Sem dúvida, não há melhor aplicação para este dinheiro gasto em publicidade informativa(?), uma vez que - finalmente! - está garantido o acesso total à B-On, podendo qualquer português aceder à mesma, desde a sua casa, a qualquer hora do dia. Assim pensava eu... até ao momento em que resolvi verificar se teria existido alguma alteração no modo de acesso à B-On. Afinal continua tudo na mesma! O acesso total é só para alguns, continuando a maioria da população sem acesso aos conteúdos da B-On.

Esquece a UMIC a existência de trabalhadores-estudantes, de autodidactas e de investigadores a quem seria útil o acesso à B-On, desde casa, em horário pós-laboral e nos fins-de-semana. Isto é, quando têm tempo para se dedicarem à investigação.

Esquece a UMIC que há pessoas que não estão ligadas a qualquer Universidade ou Instituição de Investigação, a quem seria muito útil o acesso à B-On durante o tempo em que têm efectiva disponibilidade para o fazer.

Esquece o Governo que a ISI Web of Knowledge, outra ferramenta de trabalho igualmente importante para investigadores, não é de acesso fácil a todos os que dela precisam.

Num país onde o dinheiro para a investigação não abunda, onde há quem tenha de financiar tudo do seu bolso, sem quaisquer ajudas do Estado, estes anúncios são gritantes insultos à nossa inteligência e ao nosso direito a uma verdadeira «Sociedade da Informação e Conhecimento», a qual não deve ser só para alguns e sim proporcionada a todos!

Efectuar este tipo de anúncios quando nem um ponto de acesso por concelho - por exemplo, nas bibliotecas públicas - está sequer generalizado, quer para a B-On quer para ISI Web of Knowledge, não pode ser considerada boa gestão, tão pouco competência na hierarquização de prioridades e muito menos boa gestão dos dinheiros públicos.

A UMIC que se deixe de patrocínios publicitários e patrocine o que é verdadeiramente importante: A possibilidade de acesso ao conhecimento desde casa ou, pelo menos, desde um ponto de acesso público em cada concelho deste país!

Sem comentários: