2009-01-20

As falsas afirmações do PR e do PM

Andava por aí, distraidamente, a navegar pela Net, num desses dias em que as nossas TV's só mostram imagens de um ritual religioso, em que um individuo vestido de preto (deve ser o padre), acompanhado de 22 outros individuos (devem ser os sacristões), leva multidões ao rubro, quando deparo com isto:
«As mais altas personalidade do país não perderam tempo a enviar felicitações a Cristiano Ronaldo pelo prémio de Melhor Jogador do Mundo. O Presidente da República e o Primeiro-Ministro mostraram-se felizes pela notícia e deram os parabéns ao extremo do Manchester United.» in Mais Futebol


Parabéns ao extremo? Mas afinal estes dois senhores já não gostavam do centro?



Caro Senhor Cavaco Silva, que já não goste do centro e prefira dar os parabéns ao extremo ainda compreendo, agora estas suas palavras é que são difíceis de entender...

«Em meu nome e de todos os portugueses, envio-lhe o testemunho do regozijo com que recebemos a notícia da sua eleição pelo organismo internacional de futebol, que coloca o seu nome numa restrita galeria de destacados jogadores. O elevado nível desportivo e o firme empenho justificaram agora a designação para o título que passa a encimar o seu muito relevante palmarés desportivo. Aceite, assim, os meus parabéns e os desejos sinceros de muitas felicidades pessoais e desportivas.» Cavaco Silva, Presidente da República

Permita-me que o corrija e faça o favor de o comunicar ao tal Sr. Cristiano Ronaldo. Eu não me regozijei nem me regozijo com este tipo de notícias. Assim, para que a afirmação não seja falsa deve informar esse Sr. Cristiano Ronaldo que onde se lê «Em meu nome e em nome de todos os portugueses(...)» deve lêr-se «Em meu nome e de quase todos os portugueses (...)»



Caro Sr. José Sócrates, anda por aí a oposição - provavelmente sem razão - a chamar-lhe mentiroso. Ora o que eu menos quero é que lhe chamem mentiroso por minha causa, esgrimindo esta sua afirmação como arma, ou servindo-se dela como arma de arremesso na polítiquice trauliteira: «Felicito-o, ainda emocionado, por este momento tão importante e significativo. É sem dúvida um momento singular que distingue uma carreira e premeia o seu trabalho e o seu talento. Calculo que esteja muito orgulhoso do seu prémio. Tem boas razões para isso. Mas acredite que todos nós portugueses vibrámos com igual orgulho quando soubemos da sua escolha.» José Sócrates, Primeiro Ministro



Sou português (pelo menos por enquanto) e não vibrei - nem com, nem sem orgulho - quando chegou ao meu conhecimento a escolha. Nada tenho contra este tal Senhor Cristiano Ronaldo. Na verdade, como diz o povo "tanto se me dá como se me deu!", dado que este tipo de rituais religiosos nada me dizem. Desta forma, sugiro que corriga a afirmação e que conste ao Sr. Cristiano Ronaldo que na verdade deve afinal acreditar que «(...) quase todos nós portugueses vibrámos com igual orgulho quando soubemos da sua escolha», pois essa é a afirmação mais correcta.

Sem comentários: