2008-10-24

Institituições bancárias com responsabilidade social

Merece atenção o funcionamento das "Cajas de Ahorro" Espanholas, muito em particular pela sua actividade social. Em Portugal o mais idêntico que temos é o Montepio e as tradicionais Caixas de Crédito Agrícola Mútuo.
Uma das grandes razões da solidez do sistema bancário espanhol assenta precisamente na actividade das "cajas de ahorro" e na sua relação de próximidade com os clientes.
Lamentavelmente, em Portugal, não podemos optar entre uma instituição com fins meramente lucrativos e uma instituição com fins de obra social. Não se iluda quem pense na nossa Caixa Geral de Depósitos como exemplo idêntico. É puro engano. Trata-se de uma estrutura com fins claramente lucrativos, tal qual um banco privado, assente em capitais públicos.
Nestes momentos de crise, com tanto político sempre interessado em mostrar os bons exemplos do Estrangeiro, bem fariam em humildemente perguntar aqui no país ao lado como funcionam e têm tanto sucesso as "cajas de ahorros". Os interessados podem obter alguma informação AQUI ou AQUI.

Sem comentários: