2008-12-28

Identifico-me com os Judeus, não com o Governo do Estado de Israel



Não sei se ocorre o mesmo com outras pessoas tolerantes como eu, abertas ao multiculturalismo e amantes da diversidade da cultura Humana. O que é certo é que dentro de mim tanto há um Judeu quanto há um Palestiniano.

Perante o ataque à faixa de Gaza ocorrido hoje, não fico indiferente. Identifico-me com os Judeus, não me identifico com o Governo do Estado de Israel. Identifico-me com os Palestinianos, não me identifico com os intolerantes que usam e abusam da religião para justificar os seus actos de intolerância.

Perante os actos de armas e a intolerância, lembro-me da resposta de Miguel de Unamuno ao General Franquista Millán que gritou - "¡Muera la inteligencia!" - Uma resposta sábia aos intolorantes, vinda da serena e calma postura de Unamuno - "Venceréis, pero no convenceréis. Venceréis porque tenéis sobrada fuerza bruta; pero no convenceréis, porque convencer significa persuadir. Y para persuadir necesitáis algo que os falta: razón y derecho en la lucha."

2 comentários:

Anti PS Neoliberal disse...

É isso mesmo caro Brás dos Santos, não podemos confundir o estado de Israel com os judeus que passaram pelo holocausto, que sofreram na pele as torturas, fome, indiferença e crueldade humana, mas tudo aquilo que muitos sofreram não dá o direito a uns tantos de efectuar coisa semelhante.

Israel é um estado prepotente, que o apoio dos EU tenta branquear.

Anónimo disse...

Sim, sim. Vestes pele de cordeiro para defenderes os Israelitas. A gente bem te conhece, ó careca! Até saebemos onde moras...