2008-12-29

A CRISE, O BARREIRO E AS (MINHAS) PREOCUPAÇÕES MENORES

Anda por aí muito boa gente deambulando em cogitações espúrias sobre quem ganhará e perderá as próximas eleições, sobre figuras candidatáveis, como se ganhar ou perder umas eleições fosse um fim em si mesmo e não um mero meio para chegar a um determinado desiderato.

Não embarco nesse tipo de dialéctica, cujos resultados redundam num beco sem saída. Muito menos no mexerico anónimo que pulula de blog em blog, fazendo muito uso do insulto e pouco ou nenhum uso das ideias e da inteligência. Não quero com isto dizer que não compreenda a “alma portuguesa” do bota abaixo, da intriga torpe, com raízes profundas nas «cantigas de escárnio e maldizer». Simplesmente não me identifico com essa “alma portuguesa”.

Prefiro pensar em preocupações menores como as seguintes:

1. Quais os cenários de crise que podemos traçar para o Barreiro?


2. O que está ao nosso alcance, no imediato, no médio e no longo prazo, para combater a crise?

3. Qual é o nível de auto-suficiência económica do concelho do Barreiro?

4. Como e com que meios podemos combater a crise no Barreiro?

5. Qual o papel que as autarquias podem assumir no combate à crise?

6. Quantos desempregados temos no Barreiro? Em que actividades é possível a sua colocação?

7. Quais os investimentos locais com maior impacto reprodutivo na geração de emprego e na economia local do Barreiro?

8. Como melhorar e optimizar no concelho do Barreiro o nível de poder de compra dos reformados e pensionistas tendo por restrição a manutenção do actual nível das pensões e reformas?


Haverá resposta para estas e para outras perguntas não menos preocupantes? Creio que sim, ainda que não seja detentor de todas as respostas e me arrisque a que algumas delas sejam - Plausíveis e… erradas!

7 comentários:

Anónimo disse...

Ó Sócretino, andas para aí com tanta pergunta para uma resposta muito simples. Votar CDU!

Vota CDU, que isso passa!

Anónimo disse...

Depois da porcaria que fizeram, para não dizer outra coisa, agora é que vocês estão preocupados? Vai lamber mas é as botas ao Sócrates.

Anónimo disse...

Com Sócrates e Bolos se enganam os tolos. Escreves bem mas não me enganas! Eu cá voto no grande Presidente Carlos Humberto e na CDU. Os únicos que nunca me enganaram.

Anónimo disse...

Olha o careca mais uma vez armado em "sabão". Se és assim mesmo tão "sabão" porque é que não te candidatas a presidente local desse Partido de Sabonetes?

A porcaria entre os sabonetes locais é tanta, que nenhum deles se arriscar a ser o sabão que limpe a casa da m@@da que têm feito. Faz-te à vida careca! Candidata-te que o tacho é garantido. Ainda te arriscas sair-te um ordenado chorudo como aos outros que já estão bem instalados na vida. Nem preciso de dizer nomes, nem preciso de dizer empresas. Mas fica uma dica... candidata-te e vai de barco, que vais no bom caminho.

Anti PS Neoliberal disse...

Caro Brás dos Santos

Todas estas suas perguntas(preocupações) têm resposta e são bom mote para uma boa e bela discussão, no entanto não foram elas que me levaram a escrever este comentário mas sim, os comentários que me antecederam, também não vou perder muito tempo com eles mas sempre vou dizendo que encontro, principalmente no ultimo alguma razão no seu conteúdo, embora a forma seja despropositada, mas este é o sentir do português comum, de todos nós, tirando os adjectivos como é por demais evidente.

Anónimo disse...

Caro Anti PS Neoliberal,

Eu sei que têm resposta. Qualquer pergunta tem, no mínimo e sempre, uma resposta simples, plausível e errada. São as respostas erradas, as que mais me preocupam. Aquelas que apresentam resultados no imediato, mas que no longo prazo resultam em cenários tipo Madoff.

Quanto ao teor de certos comentários, deixo o assunto para um novo post.

Anónimo disse...

Ao Anti-Sócretinos.

Já dizia a minha avó, que não há nada que se compare ao sabão. De preferência azul e branco.

Como quer V.Exa que eu - simples sabão azul e branco - me candidate num Partido que diz ser de Sabonetes?! Principalmente numa estrutura local onde há 10 em cada 9 estrelas políticas que usam o célebre Lux... ou será que querem ser célebres na Lux?

Continue pelo seu lado com o mesmo tipo de boa disposição e sentido de humor com eu recebo o seu comentário.