2008-03-05

PAGAR PARA APRESENTAR RESULTADOS DE INVESTIGAÇÃO

No próximo mês de Junho, dias 23, 24 e 25 de Junho, Portugal receberá em Lisboa um grande evento na área da gestão empresarial: A Décima Quarta Conferência ICE. (para mais informações consultar http://www.ice-conference.org/)

Dizem os organizadores e patrocionadores que a conferência ICE é o primeiro fórum que permite aos investigadores, aos não académicos e aos fornecedores, apresentar, partilhar e demonstrar os resultados do seu trabalho no âmbito da área de especialidade.

Qualquer jovem investigador fica entusiasmado com a possibilidade de apresentar alguns dos resultados da sua investigação neste tipo de conferências, mas logo perderá o entusiasmo, ao perceber que além do artigo científico que terá de escrever e submeter a aprovação do júri, terá igualmente de pagar a módica quantia de 650 euros pela presença na conferência em que deveria discutir o artigo eventualmente aprovado para publicação.

Caso para dizer... São as Leis do Mercado. Investigador pobre, provavelmente bolseiro, a receber uma bolsa de investigação na ordem dos 980 euros mensais, não pode dar-se a semelhantes luxos!

Ora o que mais me indigna, não são os 650 euros. É a ausência de oportunidade para o pobre bolseiro e a falta de sensibilidade dos organizadores.

Os preços de participação neste tipo de eventos são verdadeiras barreiras à entrada para a grande maioria dos investigadores, nomeadamente para os investigadores portugueses.

Sem comentários: