2008-03-04

Surto de diarreia mentalóide ataca alguns Dirigentes da Administração Pública na área da Saúde

A propósito dos disparates de certas Administrações Hospitalares em relação ao fornecimento gratuito de medicamentos aos doentes da Artrite Reumatóide. Assunto que já cansa e irrita, sem que o Governo tome mão no assunto. Eis os contornos da doença DIARREIA MENTALÓIDE:


A DIARREIA MENTALÓIDE é a principal doença mental sistémica, devido à sua prevalência e aos problemas que suscita entre Dirigentes da Administração Pública.

O que é a diarreia mentalóide?


É uma doença mental de burrocracia crónica de etiologia desconhecida.
Ocorre em todas as antiguidades na Administração Pública e apresenta, como manifestação predominante, o envolvimento repetido e habitualmente crónico das estruturas mentais burocráticas e das partes neurológicas responsáveis pelo comum bom senso. Pode, contudo, afectar o tecido conjuntivo em qualquer parte do organismo e originar as mais variadas manifestações sistémicas, como é o caso da miopia nas decisões que afectam os administrados (vulgo, o povo utente dos Serviços Públicos e principal razão da sua existência).
Quando não tratada precoce e correctamente, a diarreia mentalóide acarreta, em geral, graves consequências para os utentes dos serviços públicos, traduzidas em incapacidade funcional das Unidades Orgânicas dos ditos Serviços Públicos e para o trabalho dos desgraçados dos funcionários que têm de aturar a diarreia mentalóide do seu superior hierarquico.
Tem elevada comorbilidade (palavra cujo significado não sabemos e que não surge no dicionário online da Priberam http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx, mas lá que dá um ar muito douto e intelectual a quem a pronuncia ou escreve, dá!) e mortalidade cerebral acrescida em relação à população em geral.

Quais são os factores de risco?
Género - os dirigentes homens são frequentemente mais afectados (quatro homens para uma mulher);
Antiguidade - é, sobretudo, uma doença dos funcionários com muita experiência profissional (leia-se antiguidade nas funções, provavelmente repetindo os mesmos erros que lhe foram ensinados pela respectiva chefia) e um mínimo de 4 ou 6 anos de antiguidade para poder candidatar-se a um cargo de Chefe de Divisão ou de Director de Departamento. Todavia, é essencialmente doença particularmente referenciada entre Dirigentes de Topo e Gestores Públicos que foram nomeados de acordo com o famoso Princípio de Peter;
Historial de doença e vacinação - esporadicamente, surgem casos de diarreia mentalóide depois de infecções por parvovírus e vírus da rubéola (o vírus do rubor, altamente contagioso e que ataca os que ainda têm algum pingo de vergonha perante as reclamações dos utentes dos serviços públicos) ou vacinações contra o tétano nos serviços públicos (de notar que em grego, tetanós significa rigidez, e a vacina tem sido ministrada com o intuito de flexibilizar e agilizar a Administração Pública, mas oferece grandes transtornos colaterais como é visível no dia-a-dia) e a influenza dos conhecimentos e amigos nas nomeações para cargos públicos.

Quais são as formas de prevenção?
Entre os factores de protecção sugeridos destacam-se a gravidez (terapia muito adequada para demostrar que há vida para além dos castelos burocráticos), o uso de contraceptivos orais e/ou de viagra (altamente preventivo, já que enquanto fornicam o parceiro ou a parceira, não fornicam o desgraçado do utente contribuinte) e a ingestão moderada de álcool (seria mais aconselhável o formol para conservar a burrocracia em estado latente controlado, mas OMS adverte para consequências ainda não totalmente conhecidas e devidamente estudadas).

O diagnóstico precoce é fundamental, uma vez que esta doença, diagnosticada nos primeiros três a seis meses do seu curso clínico e tratada correctamente, tem grandes probabilidades de não evoluir para a incapacidade funcional para o trabalho, diminuir a comorbilidade e não reduzir a esperança de qualidade de vida do utente que necessita dos serviços públicos geridos pelo paciente afectado pela Diarreia Mentalóide.

Não podemos evitar o surgimento da doença, ainda que José Sócrates e outros doutos o tenham tentado por modernas técnicas cirurgicas com a Lei, o Decreto-Lei, o Decreto-Regulamentar ou a simples Portaria. A prevenção destina-se, fundamentalmente, a diminuir a gravidade da doença, de forma a reduzir a incapacidade funcional do Serviço Público e a melhorar a qualidade de vida do cidadão utente desses serviços.

Como se diagnostica?
O diagnóstico precoce é feito com base na verificação de:
Tumefacção de três ou mais neurónios perante a tentativa de interpretação de um simples despacho ministerial;
Frases mal articuladas e nada convincentes perante os Jornalistas da Comunicação Social, tentando explicar e justificar decisões inexplicáveis e injustificáveis;
Rigidez matinal superior a trinta minutos que impede atender o telefone até ao quinto toque da campainha e a compreensão do teor de uma petição enviada pelo utente ao abrigo da Lei de Direito de Petição, bem como escrever a respectiva resposta sem invocar um conjunto de legalismos desfazados e defensivos do status quo;
Simetria do envolvimento articular do pensamento, que aponta para medidas de tendência central e rejeita as medidas de dispersão. Alta aversão a contestar factos com base na mediana, moda, variância, desvio padrão;
Não basta fazer exames laboratoriais e radiografias para estabelecer o diagnóstico. É necessário realizar outros exames, como a intelectografia, a ultraraciocíniografia e a ressonância mental nuclear, pois são estes que revelam burocraciativite (inflamação da região neurológica cerebral que controla as tendencias desviantes para a burocracia) ao termo de apenas algumas semanas.

Como se trata?
Nos últimos 15 anos, o tratamento da diarreia mentalóide evoluiu significativamente, em consequência da avaliação da actividade inflamatória, do conhecimento dos factores de pior prognóstico, do uso precoce de fármacos anti-burocráticos de acção lenta, do aparecimento de terapêutica combinada e, mais recentemente, da terapêutica legislativa.
Os dirigentes dos serviços públicos com diarreia mentalóide devem ser acompanhados por um Ministro ou Secretário de Estado com carácter de urgência e logo que sejam detectados os primeiros sintomas.

Para saber mais sobre as consequências da diarreia mentalóide consulte e fale, por exemplo, com os associados da Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatóide, umas das últimas vítimas de recente surto de diarreia mentalóide em alguns Hospitais Públicos.

Sem comentários: