2008-03-18

Portugal ao Retrovisor








retrovisor (adj. e s. m.): pequeno espelho ou designativo de pequeno espelho colocado de modo tal que concede ao condutor visibilidade traseira.

O retrovisor é a peça mais importante na gestão em Portugal. Seja no Governo, seja nas unidades orgânicas da nossa Administração Pública, Empresas Públicas e mesmo em muitas Empresas Privadas, este é um acessório indispensável.




Queremos mostrar-nos orgulhosos de Portugal. Pegamos no retrovisor e evocamos os Oito Séculos de Gloriosa História. Os feitos heróicos do passado. As Amálias, os D. Fuas, a Padeira de Al JuBa Rota, os Eusébios e Violinos que nos fazem sonhar até acordarmos ao som estridente e agudo de um apito doirado.

Queremos um "bom" Chefe de Divisão, um "bom" Director de Departamento, socorrem-se os doutos júris dos concursos públicos e os gestores de recursos humanos das empresas privadas do dito crivo retrovisor, examinando e esquadrinhando o Curriculum Vitae dos candidatos. Onde é que ele (candidato) foi bom e heróico no passado? Foi um funcionário competente? Tem experiência e acções de formação quantificáveis em tempo? Ideal! É indiferente que seja uma nódoa ou pessoa competente, o que conta mesmo! é o passado, o tempo demonstrável no passado. Pouco importa que não seja a pessoa com as características e competências adequadas à nova função, ao desempenho presente e futuro. O que normalmente se pergunta nas entrevistas de selecção é «o que já fez no passado?», muito raramente surje a pergunta «como pensa resolver os desafios que se lhe apresentam no presente e no futuro do cargo?.



Neste país, para ter uma "boa" visão do futuro, nada como agarrar-se ao retrovisor e fundamentar as decisões com o passado. Se algo correr mal... há sempre a desculpa de ter sido escolhido o candidato com o "melhor" passado.


Pelo retrovisor... vejo o futuro em um passado que já era... vejo lá longe, cada vez mais longe a luz ao fundo do túnel. Assim vê Portugal o seu futuro. Seguimos todos, alegres, cantando e rindo, num automóvel que viaja em frente mas acelarando em marcha atrás.

Sem comentários: