2008-11-02

Perfil de um Trucidador

Foto: Obra de Giacomo Paracca
'The Slaughter of the Innocents'
(A Matança dos inocentes)

A versão online do Correio da Manhã da fé que um importante membro do governo afirmou que «trabalhadores, serviços e dirigentes que não estejam com a reforma serão trucidados», afirmação que ainda não vimos desmentida e que tomamos por verdadeira.
Trucidar, palavra que deriva do latim trucidare, significa matar cruelmente, com barbaridade. Ora não me parece adequado que um membro do Governo ande para aí a anunciar e ameaçar matar cruelmente, com barbaridade, quem quer que seja.
Será talvez algo adequado e expectável de um déspota ou um tirano de uma qualquer República das Bananas, mas não é certamente adequado na oratória de um membro de um Governo da nossa República Portuguesa. Muito menos quando o governante em causa até tem um perfil académico e profissional que lhe permite evitar este tipo de afirmações.
Eis o perfil do Trucidador retirado do Portal do Governo:

Secretário de Estado da Administração Pública

Gonçalo André Castilho dos Santos
Nascido em Lisboa, em 23 de Setembro de 1974
Casado, dois filhos


Habilitações Académicas
Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2003)
Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1997)


Actividade Profissional
Chefe do Gabinete do Ministro de Estado e das Finanças (Julho 2005-Maio 2008)
Representante nacional no Comité dos Serviços Financeiros junto do Conselho Ecofin da União Europeia (Janeiro 2007- Abril 2008)
Tem participado como orador em diversas conferências, colóquios e seminários nacionais e internacionais, nas áreas da regulação e supervisão financeiras, bem como dos serviços financeiros na União Europeia
Formador em diversos cursos de pós-graduação em Direito dos Valores Mobiliários, promovidos pelo Instituto dos Valores Mobiliários da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Leccionou as disciplinas de Direitos Reais e Direito das Obrigações na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1996-2003)
Entre 1997 e 2005, exerceu, sucessivamente, funções de técnico jurista e de dirigente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, assumindo, especificamente, responsabilidades na actividade regulatória e na representação nacional em fora internacionais na área da supervisão e regulação financeiras


Trabalhos publicados
Autor de diversos textos publicados nas revistas Direito dos Valores Mobiliários e Cadernos do Mercado de Valores Mobiliários, bem como de duas monografias: «Dever de informação sobre factos relevantes pela sociedade cotada» e «A responsabilidade civil do intermediário financeiro perante o cliente»


Funções governamentais exercidas
Desde 2008-06-04 Secretário de Estado da Administração Pública do XVII Governo Constitucional



2 comentários:

sagher disse...

este senhor, nascido depois da mudança de regime, não passa de um saudosista do regime que não conheceu. não passa de um fascista

Anónimo disse...

Por norma publico todos os comentários, mesmo aqueles cujo teor me parece menos correcto.

O comentário de sagher demonstra como é fácil catalogar as pessoas, mesmo quando pouco ou muito pouco sabemos sobre elas.

Duvido que a pessoa em causa seja um saudosista do regime que não conheceu e muito menos que por dizer aquilo que disse possa ser apelidado de fascista.