2008-11-25

Que garantias temos que o Holocausto não se repetirá?

Buchenwald Victims
Closeup of truck bed piled high w. the naked bodies of prisoners who died recently, in courtyard just outside the incinerator plant at Buchenwald Concentration Camp.
Location: Germany
Date taken: April 13, 1945
Photographer: Margaret Bourke-White
Life Archives


Salute … suspects in a photo released by Israeli police.


Desde o dia de ontem, após ler a notícia em diversas fontes disponíveis na Internet, que a pergunta não me sai da cabeça: Como pode um neto de um sobrevivente do Holocausto pertencer a um grupo NeoNazi?
Nem o existencialismo de Sartre me consegue dar resposta à pergunta, ou pelo menos, dela não me quero convencer. Que se passou entre a geração do avô e a geração do neto, para que o neto seja um admirador de quem ordenou o extermínio dos seus antepassados? Um extermínio ao qual o avô de sorte sobreviveu e que permite que hoje o neto viva.
Confesso! É algo que os meus neurónios não conseguem perceber. Muito menos quando - tanto quanto é do meu conhecimento - em Israel nunca se procedeu ao branqueamento do que foi o III Reich.
Condenar estes jovens a alguns anos de cadeia será suficiente? Mudará mentalidades? Fará com que tomem consciência sobre o que foi um dos maiores crimes contra a Humanidade?
O que estamos a fazer com a nossa actual sociedade "civilizada"? O que estamos a fazer com a educação das gerações mais jovens? Que valores e que ética estamos nós a ensinar? É que estes fenómenos não nascem nem por mero acaso nem por geração espontânea, sendo cada vez mais recorrentes entre a juventude dos mais diversos países, incluindo os países que foram vítimas do Nazismo e do que mais hediondo houve no III Reich.
No EL País

«Cárcel para ocho jóvenes israelíes neonazis en Israel
Los jóvenes tenían previsto celebrar el cumpleaños de Hitler en el Museo del Holocausto


Ocho jóvenes judíos israelíes han sido condenados este domingo a entre uno y siete años de prisión por pertenencia a una banda neonazi. Los integrantes de este grupo, que se autodenomina Patrulla 36, están acusados de atacar brutalmente a drogadictos, homosexuales, inmigrantes y a judíos religiosos tocados con la tradicional kipá.
Los jóvenes, con edades comprendidas entre 16 y 21 años y procedentes en su mayoría de países de la antigua Unión Soviética, han sido declarados culpables por el Tribunal del Distrito de Tel Aviv por agresión, conspiración para cometer asesinato e incitación al racismo. La noticia de la existencia de grupos neonazis en Israel, un estado fundado tras el Holocausto nazi en el que murieron millones de judíos, ha provocado una ola de rechazo. (...)»
«Jail terms for Israeli neo-Nazis
Eight teenagers have been sentenced to time in jail by a court in Israel for carrying out a series of neo-Nazi attacks that shocked the nation.
The eight, aged from 16 to 19, were found guilty of attacking religious Jews, foreign workers, drug addicts and gay people and desecrating a synagogue.
The group, immigrants to Israel from the former Soviet Union, were sentenced to between one and seven years in jail.
Israel was founded in the wake of the Nazi Holocaust in which millions died.
One of those convicted was the grandson of a Holocaust survivor.
There was widespread revulsion in Israel when the existence of the neo-Nazi gang was revealed after their arrests in 2007.
(...)»

Sem comentários: